Escola Estadual Ângelo Ramazzotti
1 Breve Histórico
A Escola Estadual Ângelo Ramazzotti está situada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, S/N, bairro do Adrianópolis. O ato de criação é de 04 de Novembro de 1962. Em 1963 foi fundado o Colégio Normal Ângelo Ramazzotti que funcionou até 1972.
Figura 01: Colégio Ângelo Ramazzotti |
A partir de 15/07/1973, passou a denominar-se Subunidade Ângelo Ramazzotti (Decreto nº 2.064/71, de 09/03/1971), sendo incorporado à Unidade Educacional Sólon de Lucena, funcionando como anexo da Escola da Unidade. Pelo Decreto nº 4.870/80 de 24/03/1980, passou a denominar-se Escola de 1º e 2º graus Ângelo Ramazzotti, incorporada à Unidade Educacional de São Francisco. Através do Decreto nº 12.137/89 de 21/06/1989, passou a chamar-se Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, atendendo os cursos de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e Ensino Médio e Médio Profissionalizante.
Figura 02: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti |
O nome da escola é em homenagem a Dom Ângelo Ramazzotti, possuidor de um inesgotável espírito de caridade entre os mais pobres.
A escola teve como três últimos gestores: professor Adalberto Silva (até 2006); professora Rosa Suzana Batista (até fevereiro de 2007) e professora Maria de Fátima Costa Taveira (até 18/01/2013). Atualmente, a Escola Estadual Ângelo Ramazzotti está sendo gerenciada pelo professor Reginaldo Simões Mendonça, graduado em História, pós-graduado em Políticas Públicas e mestrando em História, UNIVAG-MT/UFAM-AM.
2 Filosofia da Escola
Visando atingir própositos de uma missão educacional integradora consoante com seu Projeto Político Pedagógico, a Escola Estadual Ângelo Ramazzotti define como:
i) Missão: compartilhar conhecimentos e realidades diferentes. visando à formação de indivíduos conscientes, críticos e participativos na sociedade que visam o progresso pessoal e profissional;
ii) Visão: Conceber uma sociedade mais justa e humanística buscando através da educação e do trabalho, o bom desempenho do aluno e o retorno positivo cdeste para a sociedade, atualizando-se de acordo com os avanços tecnológicos e se adequando às mudanças de mercado;
iii) Valores: a comunidade escolar pretende desenvolver o respeito ao próximo, a honestidade, a vidade em sociedade, a lealdade, o senso crítico, a busca contínua de conhecimentos, a ética, o senso político e participativo, solidário e sensível com a realidade de sua comunidade e sociedade, respeito pelos alunos, objetivando o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa.
3 Implementações de ações viáveis para o alcance dos objetivos
Partindo do diagnóstico da realidade escolar, a equipe gestora no início de cada ano letivo organiza as ações pedagógicas e administrativas através de uma programação que tem por objetivo diminuir a distância entre a realidade existente e a desejada.
3.1 Ações concretas:
i) Participação no Gestar II (Formação continuada para professores dos 9º anos nos componentes currículares de Língua Portuguesa e Matemática) ;
ii) Para as turmas de 9º anos estão sendo realizadas aulas de reforços nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática;
iii) Simulados baseados no SAEB e SADEAM para alunos dos 9º anos;
iv) Simulados baseados no ENEM para alunos dos 3º anos;
v) Aulas personalizadas para alunos que apresentam distorção idade-série;
vi) Planos de intervenção específicos visando à redução do abandono escolar para turmas do turno noturno;
vii) Ações visando a melhoria da disciplina na escola através de acompanhamento individual aos alunos que apresentam essa necessidade;
viii) Plano de intervenção para os alunos dos 3º anos do Ensino Médio, depois de simulados para o ENEM;
ix) Participação na reformulação da proposta curricular para o Ensino Médio;
x) Participação na capacitação para o Conselho Escolar; a escola foi escolhida para fazer parte de um projeto, sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
4 Infraestrutura
![]() |
Figura 03: Infraestrutura |
5 Recursos humanos
![]() |
Figura 04: Recursos humano |
6 Indicadores
Figura 05: Índices de aprovação, reprovação e abandono. Série histórica dos três últimos anos |
7 Registro de eventos
i) Feira de Biologia: Meio Ambiente
ii) IV Mostra de Gestão:
8 PIBID
i) Bolsistas: Da esquerda para a direita - Sandy Picanço, Lina Raely, Adriano Carolino, Jorge Passos, Adriano Silva e Joelma Ferreira.
ii) Bolsisas e integrantes da administração da escola: Da esquerda para a direita - Jorge Passos, Adriano Carolino, Sandy Picanço, Supervisora professora Valéria Menezes, Gestor Reginaldo Mendonça, Adriano Silva, Joelma Ferreira e Lina Raely.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, nos fale o que você pensa sobre esse assunto.