sábado, 15 de dezembro de 2012

Abertura da III Jornada do PIBID



A III Jornada do PIBID, que teve como objetivo divulgar e avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do Programa no ano de 2011/2012, iniciou no dia 12 de dezembro, com solenidade de abertura no auditório Professor Henrique Mesquita, Departamento de Matemática.


Compondo a mesa de abertura estavam a Reitora, professora Dra. Márcia Perales, a coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), professora Dra. Ana Lúcia Galotta e o Pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, professor Dr. Francisco Hara. Além disso, estavam presentes alunos e professores do PIBID no evento.
Dando inicio à III Jornada, a professora Dra. Ana Galotta deu as boas-vindas aos convidados e também discorreu sobre a história do PIBID da UFAM. “O primeiro edital do PIBID foi lançado em 2007 e o Programa teve início em 2009. No começo, tínhamos cinco subprojetos nas áreas de Educação onde há mais carência – Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências Naturais. Começamos a atuar em seis escolas da capital, com uma equipe de 60 bolsistas, dez professores e cinco coordenadores de área, e no mesmo ano, também foi implantado o PIBID no pólo de Benjamin Constant”, afirmou a professora.
“Hoje o Programa está presente em todos os cursos de licenciatura, inclusive nas unidades do interior”, acrescenta. Ela também destaca que o PIBID é uma forma de reapresentar a universidade às escolas e, que graças a ele, muitos alunos do ensino médio estão interessados em fazer um curso de licenciatura.
Em seguida, a professora Cristiane Pereira do Santos, supervisora da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti das áreas de Ciências da Natureza e Biologia, apresentou as atividades desenvolvidas na escola emocionando os convidados com o seu relato de experiência no PIBID (leia o discurso na íntegra, em anexo, ao final da matéria). Após a professora Cristiane, a aluna Priscylla Fonseca da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, também falou das suas experiências dentro do Programa.
A reitora, professora Dra. Márcia Perales, parabenizou os professores e estudantes do Programa ressaltando sua afinidade impressionante com a UFAM, já que cultua a missão da Universidade.
“Os relatos do PIBID são válidos para aprendermos algumas lições e amadurecermos. Na UFAM enfrentamos vários desafios, e o maior deles é a democratização do acesso à Instituição, por isso, neste ano, foi promovida a gratuidade do PSC, e as provas foram aplicadas nos 62 munícipios do Amazonas, aumentando o número de inscritos em relação ao ano passado, de 9 mil para 22 mil no interior, totalizando 60 mil inscritos (capital e interior)”, enfatiza a professora.
O professor Dr. Francisco Hara destacou a participação dos alunos do Programa na Feira Norte do Estudante 2012. “Participantes do PIBID apresentaram seus projetos e experimentos no estande da UFAM durante todos os dias da Feira, e sem eles, não teríamos conseguido o prêmio de melhor estande do evento. O PIBID é um parceiro da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e vem amadurecendo cada vez mais, e isso só foi possível graças ao trabalho de equipe”, salienta o professor.

Mais informações pelo site: http://pibid.ufam.edu.br/.
 Fonte:http://portal.ufam.edu.br/index.php/comunicacao/169-abertura-da-iii-jornada-do-pibid

Turma PIBID Física 2015

Turma PIBID Física 2015